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Apresentação Currículo Educação Profissional Técnica
O que é
O Currículo de Referência para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Tecnologia e Computação, desenvolvido pelo CIEB em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, tem como objetivo oferecer às redes de ensino e escolas apoio na implementação do Novo Ensino Médio no que se refere ao itinerário de formação técnica e profissional.
O currículo é direcionado para a etapa de nível médio e visa apoiar as redes de ensino na implementação do Novo Ensino Médio. As temáticas desenvolvidas nele trazem propostas atuais e de interesse dos(as) jovens para o mundo contemporâneo. Além de contribuir para que gestores e professores possam trabalhar com conteúdos significativos e experiências de aprendizagem inovadoras, no intuito de impactar os(as) estudantes de forma positiva enquanto cidadãos(ãs) e profissionais.
Para quem é
Qual a relação com BNCC
A Base Nacional Comum Curricular traz, em uma das suas competências gerais, a temática da competência Cultura Digital, com o intuito de promover o uso crítico, reflexivo e ético das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com o novo ensino médio, os estudantes devem se sentir estimulados e preparados, com uma formação qualificada para o mercado de trabalho ou para seguir os estudos de nível superior. Portanto, o currículo incentiva tanto para a criação de projetos, acesso, disseminação, produção de informações, quanto para a produção de conhecimento, resolução de problemas e prática do protagonismo e autoria, na vida pessoal e coletiva do(a) estudante.
O alinhamento pedagógico desse currículo concentra-se no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC), do Ministério da Educação, no eixo Informação e Comunicação. O(a) Técnico(a) em Tecnologia e Computação indicado no catálogo (como Informática) está relacionado às ocupações do Código Brasileiro de Ocupações (CBO):
- 317110 - Programador(a) de sistemas de informação;
- 317210 - Técnico(a) de apoio ao(à) usuário(a) de informática (helpdesk);
- 317205 - Operador(a) de computador (inclusive microcomputador);
- 313220 - Tecnico(a) em manutenção de equipamentos de informática.
Qual a relação com CNTC e CBO
Como está organizado
O Currículo, que tem carga horária de 1.200h, possui três eixos, os quais se relacionam diretamente com o fazer profissional do(a) Técnico(a) em Tecnologia e Computação: Hardware e Manutenção de computadores; Redes e segurança de computadores; Aplicativos computacionais e sistemas para internet. Cada um dos eixos está estruturado por unidades curriculares, sendo que estas unidades apresentam competências, habilidades, conhecimentos e atitudes ligadas ao perfil dos egressos e egressas. Em cada eixo há ainda projetos integradores.
As redes de ensino podem aplicar este currículo de três formas:
- Itinerários formativos: realizar diferentes arranjos curriculares para traçar um percurso formativo e desenvolver a competência de Cultura Digital nos(as) estudantes;
- Formação Inicial e Continuada (FIC): ao cursar todas as unidades curriculares de um eixo por vez, o(a) estudante pode obter certificações intermediárias: a) Assistente de manutenção e suporte de computadores; b) Assistente de redes e segurança de computadores; c) Assistente de aplicativos computacionais e sistemas para internet;
- Currículo integral: para a formação integral do(a) jovem, perpassando por todos os conteúdos do currículo, deve-se concluir os três eixos e, com isso, obter o título de Técnico(a) em Tecnologia e Computação.
Como aplicar
Contribua
O currículo está na sua primeira versão e, com a contribuição de diversos profissionais, ele pode ser cocriado e atualizado. Portanto, envie suas dúvidas e colaborações sobre os conteúdos e conte para gente sobre as experiências de implementação do currículo na sua escola e/ou rede de ensino. Utilize o formulário de contato para isso. Contamos com o seu apoio!