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Perguntas Frequentes
O Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, alinhado com as competências gerais e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresenta conteúdos relacionados com as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e com a computação.
O material abrange desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental e tem como principal objetivo apoiar as redes de ensino a introduzir em suas propostas curriculares a tecnologia e a computação, conduzindo os alunos a uma atuação ativa.
O Currículo foi construído com base em referências nacionais e internacionais, a fim de equilibrar conhecimentos e práticas curriculares de outros países com experiências desenvolvidas e aplicadas na educação básica brasileira.
Para isso, foram utilizadas as seguintes referências internacionais: componente curricular de Tecnologia do currículo da Austrália; currículo de Computação do Reino Unido (National Curriculum for Computing); e currículo NGSS (Next Generation Science Standards), dos Estados Unidos da América. E as seguintes referências nacionais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); referências de formação para a educação básica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC); e a área/componente curricular Tecnologias para Aprendizagem do Currículo da Cidade de São Paulo.
O currículo está organizado em três eixos, que se subdividem em dez conceitos. Cada conceito promove o desenvolvimento de uma ou mais habilidades – ao todo, há 147 habilidades distribuídas entre os conceitos.
Essas habilidades têm indicações de práticas pedagógicas para ajudar o professor no trabalho com os alunos, e estão relacionadas com as competências gerais e as habilidades propostas pela BNCC.
A organização do currículo segue com a indicação de avaliação, para compreender se o aluno assimilou os conteúdos trabalhados, e indica materiais de referência, que podem ajudar o professor no planejamento de sua aula.
Por fim, são indicados os níveis de maturidade da escola e os níveis de maturidade do docente, que dizem respeito à infraestrutura necessária para se trabalhar determinada habilidade, com sua sugestão de prática, e aos conhecimentos do professor sobre tecnologia no ensino e na aprendizagem, respectivamente.
Os eixos são os grandes temas que o currículo compreende. Deles derivam os conceitos e suas habilidades. Os eixos e seus conceitos são:
Eixo Cultura Digital: letramento digital; cidadania digital; e tecnologia e sociedade.
Eixo Tecnologia Digital: representação de dados; hardware e software; e comunicação e redes
Eixo Pensamento Computacional: abstração; algoritmos; decomposição; e reconhecimento de padrões.
As habilidades são o elemento principal do currículo e indicam o que precisa ser desenvolvido pelos alunos.
Por exemplo, no 1º ano do ensino fundamental, no eixo Tecnologia Digital, temos o conceito Cidadania Digital e a habilidade “CD01CD01: Reconhecer a relação entre idades e usos em meio digital”.
Cada habilidade tem um código identificador único, conforme apresentado a seguir:
CD, refere-se ao eixo, cultura digital
01, refere-se ao ano, 1º ano do ensino fundamental
CD, refere-se ao conceito, cidadania digital
01, refere-se a unidade, ou seja, esta é a primeira habilidade desse conceito
Já a habilidade CD09LD02 trata do eixo Cultura Digital, no 9º ano do ensino fundamental, no conceito Letramento Digital, sendo a segunda habilidade referente a este conceito.
A avaliação define aquilo que o docente pode observar no aluno. Dessa forma, indica o resultado esperado de um aluno, avaliando se foi ou não desenvolvida determinada habilidade.
A escola, a partir do Currículo, está caracterizada em quatro níveis de maturidade quanto à adoção de tecnologia (emergente, básico, intermediário e avançado). Já os níveis relacionados ao docente são três (básico, intermediário e avançado).
Esses níveis se referem à presença de equipamentos e de conectividade na escola, bem como ao domínio de conhecimentos e ao envolvimento com a tecnologia nas atividades de ensino e aprendizagem pelos professores.
O currículo, disponível nesta página on-line, pode ser acessado também no formato para impressão (.pdf), disponível para download no Sobre (menu principal). Este material contempla, além da proposta curricular, a descrição conceitual que embasa a elaboração desse currículo.
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