- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Sobre o Currículo Educação Básica
O que é?
Esta plataforma do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação e do Currículo de Referência – Itinerário Formativo em Tecnologia e Computação foi desenvolvida pelo CIEB para auxiliar gestores(as) e docentes na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da educação infantil ao ensino médio, contemplando os temas tecnologia e computação.
Todo o seu conteúdo está apresentado em dois documentos conceituais que foram desenvolvidos para apoiar as redes de ensino e as escolas de educação básica para que incluam em suas propostas curriculares os temas de tecnologia e computação, sobretudo a partir da lógica de resolução de problemas.
Nestes documentos são apresentadas não apenas habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos e alunas, mas também práticas pedagógicas para ajudar os(as) professores(as) a pensar como trabalhar cada conteúdo em sala de aula, de acordo com o ano e série correspondente.
Foram elaborados a partir da análise de referências curriculares nacionais, como a BNCC, e internacionais, que contemplam as tecnologias e as premissas da computação como conteúdos essenciais para se trabalhar com os(as) alunos(as).
Por tratar-se de materiais de referência, buscam apontar de forma propositiva e colaborativa diversas sugestões que podem servir de inspiração para gestores(as) das redes e professores trabalharem suas propostas curriculares de forma autônoma e qualificada frente ao importante desafio de implementar a BNCC. Importante destacar que estes currículos poderão ser revisados sempre que necessários para realizar as atualizações e aprimoramentos a partir de sua implementação.
Baixe o Currículo Educação Básica
Ensino Infatil e Fundamental em PDF
Baixe o Currículo Educação Básica
Ensino Médio
Os currículos estão nas suas primeiras versões e, com a contribuição de diversos profissionais, eles podem ser cocriados e atualizados. Portanto, envie suas dúvidas e colaborações sobre os conteúdos e conte sobre as experiências de implementação dos currículos na sua escola e/ou rede de ensino. Utilize o formulário de contato para isso. Contamos com o seu apoio!
Objetivos
Estruturas
Ed. Infantil ao Ensino Fund. II
Ensino Médio
Habilidades
As habilidades representam o que os(as) alunos(as) precisam desenvolver em relação a cada conceito do currículo, ano a ano. Cada habilidade tem um código identificador único, dividido em quatro partes: o eixo, o ano a que se aplica, o conceito e a unidade (número sequencial) da habilidade.
Na habilidade PC03AB01 - Compreender a distinção entre dado e informação, representando-os de maneiras alternativas (números, instruções ou imagem), lê-se o código:
Competências
As competências representam o que os(as) alunos(as) precisam desenvolver em relação a cada unidade curricular do currículo, ano a ano. Cada competência tem um código identificador único, dividido em quatro partes: o eixo, a unidade curricular a que se aplica, o conceito e a unidade (número sequencial) da competência.
Na competência CDEMAD01 - Produzir conhecimento e conteúdo com base nos multiletramentos, por meio de sinais verbais e não verbais, códigos, a fim de utilizar os recursos digitais e a internet em seu cotidiano, lê-se o código: