- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Lista de Habilidades da BNCC
Educação Infantil
Corpo, gestos e movimentos
3°
[
EI03CG05
]
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e n
...
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
3°
[
EI03ET02
]
Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobr
...
3°
[
EI03ET04
]
Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (dese
...
Ensino Fundamental
Arte
1°- 5°
[
EF15AR05
]
Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborat
...
1°- 5°
[
EF15AR10
]
Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, d
...
1°- 5°
[
EF15AR24
]
Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e h
...
1°- 5°
[
EF15AR26
]
Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogo
...
6°- 9°
[
EF69AR02
]
Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e
...
6°- 9°
[
EF69AR06
]
Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interess
...
6°- 9°
[
EF69AR35
]
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar,
...
Ciências
2°
[
EF02CI01
]
Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos
...
2°
[
EF02CI02
]
Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidia
...
2°
[
EF02CI04
]
Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vid
...
7°
[
EF07CI01
]
Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluçõ
...
7°
[
EF07CI06
]
Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotid
...
7°
[
EF07CI11
]
Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes
...
Educação Física
3°- 5°
[
EF35EF08
]
Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos
...
6°- 7°
[
EF67EF01
]
Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valoriz
...
6°- 7°
[
EF67EF02
]
Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em funçã
...
Ensino Religioso
7°
[
EF07ER05
]
Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as reli
...
8°
[
EF08ER01
]
Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pess
...
8°
[
EF08ER07
]
Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações
...
Geografia
2°
[
EF02GE09
]
Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e
...
3°
[
EF03GE08
]
Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo
...
5°
[
EF05GE05
]
Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecno
...
5°
[
EF05GE09
]
Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas te
...
6°
[
EF06GE13
]
Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmic
...
7°
[
EF07GE08
]
Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológi
...
8°
[
EF08GE13
]
Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracteriza
...
9°
[
EF09GE11
]
Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industr
...
História
1°
[
EF01HI05
]
Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outr
...
2°
[
EF02HI09
]
Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no â
...
3°
[
EF03HI09
]
Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitai
...
3°
[
EF03HI11
]
Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo,
...
5°
[
EF05HI04
]
Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à plu
...
6°
[
EF06HI01
]
Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização
...
7°
[
EF07HI01
]
Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, c
...
9°
[
EF09HI25
]
Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da socied
...
Língua Inglesa
9°
[
EF09LI01
]
Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argu
...
Língua Portuguesa
1°
[
EF01LP20
]
Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convi
...
1°- 2°
[
EF12LP02
]
Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), t
...
1°- 2°
[
EF12LP08
]
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fot
...
1°- 5°
[
EF15LP06
]
Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos c
...
1°- 5°
[
EF15LP07
]
Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do p
...
1°- 5°
[
EF15LP08
]
Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publica
...
1°- 5°
[
EF15LP09
]
Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser
...
2°
[
EF02LP13
]
Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre out
...
3°
[
EF03LP11
]
Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, ins
...
3°
[
EF03LP26
]
Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e
...
3°- 5°
[
EF35LP09
]
Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as n
...
3°- 5°
[
EF35LP15
]
Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações viv
...
4°
[
EF04LP20
]
Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de ap
...
6°
[
EF06LP08
]
Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas e
...
6°
[
EF06LP12
]
Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), r
...
6°- 9°
[
EF69LP15
]
Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fa
...
6°- 9°
[
EF69LP38
]
Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentaçã
...
7°
[
EF07LP14
]
Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalizaç
...
8°
[
EF08LP14
]
Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e ref
...
8°- 9°
[
EF89LP02
]
Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e text
...
8°- 9°
[
EF89LP04
]
Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, ar
...
9°
[
EF09LP03
]
Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumin
...
Matemática
1°
[
EF01MA01
]
Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes
...
1°
[
EF01MA09
]
Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio d
...
2°
[
EF02MA02
]
Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de o
...
2°
[
EF02MA08
]
Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, co
...
2°
[
EF02MA12
]
Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os d
...
2°
[
EF02MA22
]
Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entr
...
2°
[
EF02MA23
]
Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis
...
3°
[
EF03MA03
]
Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo m
...
3°
[
EF03MA05
]
Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver prob
...
3°
[
EF03MA06
]
Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de junta
...
3°
[
EF03MA12
]
Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e
...
3°
[
EF03MA16
]
Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadric
...
3°
[
EF03MA28
]
Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elem
...
4°
[
EF04MA03
]
Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração
...
4°
[
EF04MA08
]
Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples d
...
4°
[
EF04MA20
]
Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utili
...
4°
[
EF04MA27
]
Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos
...
4°
[
EF04MA28
]
Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados
...
5°
[
EF05MA02
]
Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das p
...
5°
[
EF05MA19
]
Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área
...
6°
[
EF06MA04
]
Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indi
...
6°
[
EF06MA23
]
Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de
...
7°
[
EF07MA07
]
Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grup
...
7°
[
EF07MA13
]
Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para express
...
7°
[
EF07MA14
]
Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o concei
...
8°
[
EF08MA04
]
Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o u
...
8°
[
EF08MA06
]
Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressõ
...
8°
[
EF08MA09
]
Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser repr
...
8°
[
EF08MA11
]
Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um al
...
9°
[
EF09MA03
]
Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes racionário
...
9°
[
EF09MA04
]
Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica
...
9°
[
EF09MA05
]
Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicaçã
...