- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Habilidades
[ EF02MA07] Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a...
[ EF03HI09] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas...
[ EF03LP11] Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (rec...
[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF05MA08] Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números n...
[ EF06LP08] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades cons...
[ EF06LP12] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pr...
[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...
[ EF07ER05] Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa ent...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF07ER05] Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa ent...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF08LP14] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articulado...
[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...
[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...
[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...
[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...
[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...
Competências
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Resolver problemas de funcionamento em hardware e software.
Identificar problemas em hardware e software.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Cuidado e sigilo com dados de terceiros.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.
Ética, responsabilidade e respeito no compartilhamento de opinião e informação em meios de comunicação.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoaisou de terceiros.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.
Criar e manter páginas web utilizando linguagem de marcação de texto e folhas de estilo de acordo com os padrões e tecnologias do mercado.
Desenvolver e manter conteúdo para web que utilize elementos visuais seguindo os melhores padrões estéticos, de usabilidade e com especial atenção às questões de acessibilidade.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.
Ética, responsabilidade e respeito no compartilhamento de opinião e informação em meios de comunicação.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoaisou de terceiros.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.
Competências Ensino Médio
Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.
Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.
Reconhecer a qualidade, confiabilidade, os vieses e as intencionalidades no discurso de fontes de informação em diferentes mídias.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.
Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.
Análise crítica de mídia: Checagem de informações; Diferenciação entre informação e opinião; Intencionalidade das fontes de informação; Interpretação do discurso.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Distinguir informações verdadeiras e falsas (fake news)
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos
Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.