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Habilidades
[ EF02LP13] Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, ...
[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...
[ EF02MA22] Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de ...
[ EF02MA23] Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três...
[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF03MA12] Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...
Competências Ensino Médio
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Compreender o que é um jogo, a origem e a evolução dos jogos e seus aspectos culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas aplicações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Desenvolver o enredo de um jogo, incluindo elementos, narrativas e personagens considerando aspectos como o respeito à diversidade e a representatividade.
Criar protótipos de jogos analógicos aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Conhecer as máquinas simples e saber como utilizá-las para obter vantagens mecânicas em diferentes contextos
Combinar máquinas simples e outros elementos mecânicos para criar autômatos complexos para a realização de tarefas em diferentes contextos.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
História do jogo e da indústria de jogos; Classificação de jogos; Aplicações dos jogos em diferentes contextos.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Experiência do(a) jogador(a): interatividade, jogabilidade e imersividade; storyboard; gêneros; enredo e roteiro; personagens e cenário; a jornada do herói.
Elementos de jogos analógicos; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos analógicos; Game Test.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Alavanca; Rosca; Plano inclinado; Polias; Roda e eixo.
Transmissão de Movimento; Engrenagens; Cremalheiras; Caixas de Redução.