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Habilidades
[ EF02CI04] Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, f...
[ EF02LP13] Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, ...
[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...
[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...
[ EF02GE09] Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagen...
[ EF12LP08] Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do prof...
[ EF02MA22] Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de ...
[ EF02MA23] Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF03GE08] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas cau...
[ EF03HI11] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF03LP26] Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a fo...
[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...
[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....
[ EF03MA12] Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando...
[ EF03LP11] Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (rec...
[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF15AR05] Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...
[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...
[ EF04LP20] Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como f...
[ EF04MA27] Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e e...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF05LP05] Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbai...
[ EF05MA25] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organi...
[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...
[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....
[ EF05GE09] Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizand...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF06LP08] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades cons...
[ EF06LP12] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pr...
[ EF07LP14] Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de...
[ EF08LP14] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articulado...
[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...
[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...
[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...
[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...
[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...
[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...
[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...
Competências Ensino Médio
Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.
Utilizar serviços web, APIs ou bibliotecas para criar aplicações de Inteligência Artificial para um contexto escolhido.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Compreender o que é um jogo, a origem e a evolução dos jogos e seus aspectos culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas aplicações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Desenvolver o enredo de um jogo, incluindo elementos, narrativas e personagens considerando aspectos como o respeito à diversidade e a representatividade.
Criar protótipos de jogos analógicos aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Conhecer as máquinas simples e saber como utilizá-las para obter vantagens mecânicas em diferentes contextos
Combinar máquinas simples e outros elementos mecânicos para criar autômatos complexos para a realização de tarefas em diferentes contextos.
Hipertexto: conceito e usos
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.
Plataformas e serviços de Inteligência Artificial.
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
História do jogo e da indústria de jogos; Classificação de jogos; Aplicações dos jogos em diferentes contextos.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Experiência do(a) jogador(a): interatividade, jogabilidade e imersividade; storyboard; gêneros; enredo e roteiro; personagens e cenário; a jornada do herói.
Elementos de jogos analógicos; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos analógicos; Game Test.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Alavanca; Rosca; Plano inclinado; Polias; Roda e eixo.
Transmissão de Movimento; Engrenagens; Cremalheiras; Caixas de Redução.
Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.
Utilizar serviços web, APIs ou bibliotecas para criar aplicações de Inteligência Artificial para um contexto escolhido.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Compreender o que é um jogo, a origem e a evolução dos jogos e seus aspectos culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas aplicações.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Conhecer as máquinas simples e saber como utilizá-las para obter vantagens mecânicas em diferentes contextos
Combinar máquinas simples e outros elementos mecânicos para criar autômatos complexos para a realização de tarefas em diferentes contextos.
Hipertexto: conceito e usos
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.
Plataformas e serviços de Inteligência Artificial.
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
História do jogo e da indústria de jogos; Classificação de jogos; Aplicações dos jogos em diferentes contextos.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Alavanca; Rosca; Plano inclinado; Polias; Roda e eixo.
Transmissão de Movimento; Engrenagens; Cremalheiras; Caixas de Redução.