45 habilidades encontradas e 2 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para texto.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF02CI04] Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, f...

Palavras-chave:
mídias texto vídeo
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF02LP13] Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, ...

Palavras-chave:
digital texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...

Palavras-chave:
aplicativo celular digital internet software texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF02GE09] Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagen...

[ EF12LP08] Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do prof...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF02MA22] Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de ...

[ EF02MA23] Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três...

Palavras-chave:
dado tabela texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
digital leitura problema tecnologia vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
autoria dado digital expressar programa software texto vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
explorar mídia programa software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF03GE08] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas cau...

[ EF03HI11] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
consumo expressar famílias problema ritmo socioeconômicas tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF03LP26] Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a fo...

Palavras-chave:
formatos número texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF03MA12] Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando...

Palavras-chave:
algoritmo diagrama expressar fluxograma problema texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF03LP11] Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (rec...

[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador diagrama dispositivo eletrônico explorar interação interface software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaborativa colaboração conhecimentos digital linguagens midiáticas software texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador dado digital fonte gênero textual tecnologia texto web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF15AR05] Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

Palavras-chave:
algoritmo binário cálculo números naturais problema sistema
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...

Palavras-chave:
algoritmo bit byte cálculo número natural problema
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
banda larga internet rede texto tráfego vídeo
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF04LP20] Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como f...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF04MA27] Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e e...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico explorar jogo recursos digitais software tecnologia texto vídeo
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
digital eletrônico experimentar explorar jogo midia recursos digitais software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF05LP05] Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbai...

Palavras-chave:
fonte privacidade tempos verbais
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF05MA25] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organi...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...

Palavras-chave:
arquivo byte computador digital informação kilobyte megabyte problema terabyte transformações
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF05GE09] Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizand...

Palavras-chave:
digital representações
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF06LP08] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades cons...

[ EF06LP12] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pr...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF07LP14] Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de...

Palavras-chave:
backup projeto texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF08LP14] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articulado...

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...

Palavras-chave:
compressão de dados código numérico expressões algébricas identificação de padrões operações problema texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...

Palavras-chave:
algoritmo criptografia dado desenvolvimento rede segurança tecnologia textos transformações tráfego

Competências Ensino Médio

PCEMJD01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Utilizar serviços web, APIs ou bibliotecas para criar aplicações de Inteligência Artificial para um contexto escolhido.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Compreender o que é um jogo, a origem e a evolução dos jogos e seus aspectos culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas aplicações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Desenvolver o enredo de um jogo, incluindo elementos, narrativas e personagens considerando aspectos como o respeito à diversidade e a representatividade.

Criar protótipos de jogos analógicos aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Conhecer as máquinas simples e saber como utilizá-las para obter vantagens mecânicas em diferentes contextos

Combinar máquinas simples e outros elementos mecânicos para criar autômatos complexos para a realização de tarefas em diferentes contextos.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Plataformas e serviços de Inteligência Artificial.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

História do jogo e da indústria de jogos; Classificação de jogos; Aplicações dos jogos em diferentes contextos.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Experiência do(a) jogador(a): interatividade, jogabilidade e imersividade; storyboard; gêneros; enredo e roteiro; personagens e cenário; a jornada do herói.

Elementos de jogos analógicos; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos analógicos; Game Test.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Alavanca; Rosca; Plano inclinado; Polias; Roda e eixo.

Transmissão de Movimento; Engrenagens; Cremalheiras; Caixas de Redução.

ANEDS04
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Utilizar serviços web, APIs ou bibliotecas para criar aplicações de Inteligência Artificial para um contexto escolhido.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Compreender o que é um jogo, a origem e a evolução dos jogos e seus aspectos culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas aplicações.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Conhecer as máquinas simples e saber como utilizá-las para obter vantagens mecânicas em diferentes contextos

Combinar máquinas simples e outros elementos mecânicos para criar autômatos complexos para a realização de tarefas em diferentes contextos.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Plataformas e serviços de Inteligência Artificial.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

História do jogo e da indústria de jogos; Classificação de jogos; Aplicações dos jogos em diferentes contextos.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Alavanca; Rosca; Plano inclinado; Polias; Roda e eixo.

Transmissão de Movimento; Engrenagens; Cremalheiras; Caixas de Redução.