- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Habilidades
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...
[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...
[ EF03HI09] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas...
[ EF03GE08] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas cau...
[ EF03HI11] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...
[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...
[ EF03MA16] Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malh...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF15AR05] Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...
[ EF04MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organ...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF05MA25] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organi...
[ EF05GE05] Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvim...
[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...
[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...
[ EF06GE13] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas ...
[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...
[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...
[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...
[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...
[ EF07HI01] Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e e...
[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...
[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...
[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...
[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...
[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...
[ EF07MA14] Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo qu...
[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...
[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...
[ EF08ER07] Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes de...
[ EF08GE13] Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na c...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...
[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...
[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...
[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...
[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...
[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...
[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...
[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...
[ EF09LI01] Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e c...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF09GE11] Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo ...
[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...
[ EF69AR35] Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais par...
[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...
[ EF09MA05] Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia d...
Competências Ensino Médio
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar e analisar tecnologias emergentes, reconhecendo suas características.
Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.
Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Compreender as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.
Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.
Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.
Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano
Interação humano-computador
Tecnologias emergentes
Tecnologias emergentes
A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Empreendedorismo: teoria e prática
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Soluções tecnológicas em problemas sociais
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Profissões da tecnologia: equidade e inovação Mundo do trabalho e novas profissões.
Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.
Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.
Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.
Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar e analisar tecnologias emergentes, reconhecendo suas características.
Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.
Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Compreender as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.
Identificar e avaliar o mercado de trabalho e às profissões do presente e do futuro, considerando suas escolhas e projeto de vida.
Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.
Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.
Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano
Interação humano-computador
Tecnologias emergentes
Tecnologias emergentes
A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Soluções tecnológicas em problemas sociais
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Profissões da tecnologia: equidade e inovação Mundo do trabalho e novas profissões.
Mundo do trabalho e novas profissões.
Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.
Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.
Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.
Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar e analisar tecnologias emergentes, reconhecendo suas características.
Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.
Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Compreender as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.
Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.
Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.
Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.
Compreender os impactos sociais, ambientais e culturais da Inteligência Artificial.
Utilizar serviços web, APIs ou bibliotecas para criar aplicações de Inteligência Artificial para um contexto escolhido.
Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.
Posicionar-se e argumentar criticamente face ao uso da Inteligência Artificial.
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano
Interação humano-computador
Tecnologias emergentes
Tecnologias emergentes
A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Soluções tecnológicas em problemas sociais
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Profissões da tecnologia: equidade e inovação Mundo do trabalho e novas profissões.
Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.
Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.
Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.
Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.
Inovação tecnológica; mercado de trabalho; economia.
Plataformas e serviços de Inteligência Artificial.
Aplicações de Inteligência Artificial.
Impactos da Inteligência Artificial na sociedade.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar e analisar tecnologias emergentes, reconhecendo suas características.
Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.
Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Compreender as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.
Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.
Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.
Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Compreender o funcionamento dos protocolos TCP/IP.
Criar páginas estáticas para a internet.
Criar conteúdo dinâmico para a internet.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano
Interação humano-computador
Tecnologias emergentes
Tecnologias emergentes
A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Soluções tecnológicas em problemas sociais
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Profissões da tecnologia: equidade e inovação Mundo do trabalho e novas profissões.
Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.
Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.
Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.
Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
História da internet e da World Wide Web.
Pilha de protocolos TCP/IP; endereçamento IP; protocolos HTTP, FTP e SMTP; Sistema de Nomes de Domínio (DNS); estrutura de um URL.
Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.
Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.