15 habilidades encontradas e 3 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para programação.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

Palavras-chave:
algoritmo números naturais problema variável
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF05MA01] Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de m...

[ EF05MA02] Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compree...

Palavras-chave:
algoritmo composição contagem decomposição escrever ler numeração decimal números naturais ordenar repetições
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo linguagem número natural problema programação visual pseudolinguagem
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo desvios condicionais experienciar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo depurar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

[ EF69AR02] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os n...

Palavras-chave:
algoritmo interface programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma função instruções linguagem módulo número natural padrões problema usuário
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF07MA13] Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, pa...

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

[ EF07MA05] Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma linguagem problema programação programação visual
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
compilador código binário linguagem de máquina linguagem de programação programa transformação
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo linguagem de programação porcentagens problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo equações polinomiais fluxograma linguagem de programação problema sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

[ EF69AR35] Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais par...

Palavras-chave:
animações programação recursos digitais sobreposição de imagens software tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...

Palavras-chave:
algoritmo notação científica números reais operações problema recursividade recursão
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF09MA03] Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes ...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo expoente racionário números reais potência programas modulares reusabilidade
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:
Palavras-chave:
código linguagens de programação programação

Competências

ASICP01
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
72 horas
Habilidades:

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.

Aplicar lógica de programação para desenvolver algoritmos.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Modelar um sistema ou uma regra de negócios utilizando as melhores práticas da Programação Orientada a Objetos.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Competências Ensino Médio

ASICP01
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Habilidades:

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

PCEMPC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

GEDDS03
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Programação de controladores; Sensores; Motores.