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Habilidades
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF05MA02] Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compree...
[ EF05MA01] Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de m...
[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...
[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...
[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...
[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...
[ EF69AR02] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os n...
[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...
[ EF07MA13] Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, pa...
[ EF07MA05] Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos...
[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...
[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...
[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...
[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...
[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...
[ EF69AR35] Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais par...
[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...
[ EF09MA03] Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes ...
Competências
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.
Aplicar lógica de programação para desenvolver algoritmos.
Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.
Modelar um sistema ou uma regra de negócios utilizando as melhores práticas da Programação Orientada a Objetos.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.
Competências Ensino Médio
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.