- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Habilidades
[ EF03GE08] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas cau...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF03HI11] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e...
[ EF03MA03] Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o...
[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...
[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF06GE13] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas ...
[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...
[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...
[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...
[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...
[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...
[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...
[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...
[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...
[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...
[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...
[ EF09LI01] Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e c...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...
Competências
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Resolver problemas de funcionamento em hardware e software.
Identificar problemas em hardware e software.
Resolver problemas relacionados a sistemas para desktop.
Resolver problemas relacionados a sistemas para internet.
Resolver problemas relacionados a sistemas para dispositivos móveis.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Cuidado e sigilo com dados de terceiros.
Proatividade na resolução de problemas.
Competências Ensino Médio
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Empreendedorismo: teoria e prática
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Desenvolver ou utilizar modelos matemáticos que descrevam ou expliquem fenômenos naturais.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Constantes; Variáveis dependentes; Variáveis independentes; Relações geométricas, gráficas, algébricas ou estatísticas entre variáveis.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.