40 habilidades encontradas e 4 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para problema.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
problema
Educação Infantil
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EI03ET04] Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas lingua...

Palavras-chave:
algoritmo problema sequência
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF02MA07] Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF02MA08] Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça...

[ EF02MA12] Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localiza...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
computador problema software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
digital leitura problema tecnologia vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF03GE08] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas cau...

[ EF03HI11] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
consumo expressar famílias problema ritmo socioeconômicas tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF03MA12] Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando...

Palavras-chave:
algoritmo diagrama expressar fluxograma problema texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF03LP11] Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (rec...

[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF03MA03] Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o...

[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

Palavras-chave:
algoritmo entrada números naturais padrões problema saída
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador problema texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF05MA08] Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números n...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF06GE13] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas ...

Palavras-chave:
digital expressar problema
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo depurar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF07ER05] Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa ent...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
cyberbullying problema ética
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

Palavras-chave:
digital fluxograma grafo internet problema rede
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF07MA05] Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos...

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

[ EF07MA13] Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, pa...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...

[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...

Palavras-chave:
algoritmo automatização cálculo dado mudanças problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF07MA06] Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma ...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...

Palavras-chave:
computador dado digital hackers problemas segurança
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo linguagem de programação porcentagens problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo equações polinomiais fluxograma linguagem de programação problema sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo dado equações polinomiais fluxograma sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF08MA03] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a apl...

[ EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e const...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...

Palavras-chave:
problema
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
aplicativo problema solução digital texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF09LI01] Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e c...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
celular jogo rede tecnologia vivência on-line
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...

Palavras-chave:
algoritmo notação científica números reais operações problema recursividade recursão
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF09MA05] Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia d...

Palavras-chave:
problema

Competências

HMCCP03
Hardware e manutenção de computadores
72 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Resolver problemas de funcionamento em hardware e software.

Identificar problemas em hardware e software.

Resolver problemas relacionados a sistemas para desktop.

Resolver problemas relacionados a sistemas para internet.

Resolver problemas relacionados a sistemas para dispositivos móveis.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Proatividade na resolução de problemas.

Competências Ensino Médio

HMCCP03
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Habilidades:

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.

Conhecimentos:

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.

CDEMET01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis

Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.

Conhecimentos:

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Empreendedorismo: teoria e prática

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.

PCEMPC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Conhecimentos:

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

PCEMSN01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Analisar problemas sociais relacionados a sua cidade ou estado usando ambientes digitais para propor e discutir soluções

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.

Desenvolver ou utilizar modelos matemáticos que descrevam ou expliquem fenômenos naturais.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Conhecimentos:

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.

Constantes; Variáveis dependentes; Variáveis independentes; Relações geométricas, gráficas, algébricas ou estatísticas entre variáveis.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.