- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Habilidades
[ EF02CI04] Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, f...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...
[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...
[ EF07MA37] Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulg...
[ EF08ER07] Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes de...
Competências Ensino Médio
Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.
Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.
Reconhecer a qualidade, confiabilidade, os vieses e as intencionalidades no discurso de fontes de informação em diferentes mídias.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.
Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.
Análise crítica de mídia: Checagem de informações; Diferenciação entre informação e opinião; Intencionalidade das fontes de informação; Interpretação do discurso.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.