15 habilidades encontradas e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para linguagem.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF02MA08] Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça...

[ EF02MA12] Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localiza...

Palavras-chave:
linguagem
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF02MA12] Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localiza...

Palavras-chave:
linguagem
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

Palavras-chave:
algoritmo binário cálculo números naturais problema sistema
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF06LP08] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades cons...

[ EF06LP12] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pr...

Palavras-chave:
coesão conduta digital linguagem recursos semânticos texto ética
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo linguagem número natural problema programação visual pseudolinguagem
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo desvios condicionais experienciar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo depurar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
linguagem
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF07MA05] Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos...

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

[ EF07MA13] Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, pa...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma linguagem problema programação programação visual
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...

Palavras-chave:
banco de dados dado expressões algébricas filtro operações percentual problema tecnologia valor numérico
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
compilador código binário linguagem de máquina linguagem de programação programa transformação
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo linguagem de programação porcentagens problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo equações polinomiais fluxograma linguagem de programação problema sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...

Palavras-chave:
algoritmo notação científica números reais operações problema recursividade recursão
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:
Palavras-chave:
código linguagens de programação programação

Competências Ensino Médio

GEDDS02
Cultura digital ( Cd)
120 horas
Habilidades:

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Criar páginas estáticas para a internet.

Conhecimentos:

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.