13 habilidades encontradas e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para jogos.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico habilidades manuais interface vídeo
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar família tecnologias digitais
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF01HI05] Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais...

[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...

[ EF15AR24] Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, c...

Palavras-chave:
acessar experimentar internet jogos leitura ler navegar web
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar instruções programa softwares
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
jogos
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF03HI09] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas...

Palavras-chave:
jogo site tecnologia ética
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
digital jogo ritmo web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaboração digital simulador software texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF05MA25] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organi...

Palavras-chave:
dado jogo tabela tecnologia texto
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
dado dispositivo leitura mídia sustentabilidade tecnologia
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF06GE13] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas ...

Palavras-chave:
digital expressar problema
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
cultura digital dado dados pessoais digital rede risco site texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF09LI01] Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e c...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
celular jogo rede tecnologia vivência on-line

Competências Ensino Médio

PCEMJD01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Compreender o processo histórico evolutivo dos games aos e-Sports.

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Compreender os efeitos positivos e negativos dos jogos eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Compreender o que é um jogo, a origem e a evolução dos jogos e seus aspectos culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas aplicações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Desenvolver o enredo de um jogo, incluindo elementos, narrativas e personagens considerando aspectos como o respeito à diversidade e a representatividade.

Criar protótipos de jogos analógicos aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Conhecimentos:

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

História dos jogos eletrônicos.

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Efeitos positivos e negativos dos jogos.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

História do jogo e da indústria de jogos; Classificação de jogos; Aplicações dos jogos em diferentes contextos.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Experiência do(a) jogador(a): interatividade, jogabilidade e imersividade; storyboard; gêneros; enredo e roteiro; personagens e cenário; a jornada do herói.

Elementos de jogos analógicos; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos analógicos; Game Test.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.