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Habilidades
[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...
[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...
[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...
[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...
[ EI03ET05] Classifcar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenç...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF01HI05] Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais...
[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...
[ EF15AR24] Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, c...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF02LP13] Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, ...
[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...
[ EF02MA12] Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localiza...
[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF03HI09] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF04MA05] Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de...
[ EF35EF08] Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de ...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF05MA25] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organi...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...
[ EF06GE13] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas ...
[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...
[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...
[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...
[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...
[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...
[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...
[ EF09LI08] Explorar ambientes virtuais de informação e socialização analisando a ...
[ EF09LI01] Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e c...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
Competências Ensino Médio
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Compreender o processo histórico evolutivo dos games aos e-Sports.
Compreender as semelhanças e diferenças entre os esportes eletrônicos profissionais e os esportes tradicionais.
Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.
Compreender os efeitos positivos e negativos dos jogos eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Compreender o que é um jogo, a origem e a evolução dos jogos e seus aspectos culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas aplicações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Desenvolver o enredo de um jogo, incluindo elementos, narrativas e personagens considerando aspectos como o respeito à diversidade e a representatividade.
Criar protótipos de jogos analógicos aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
História dos jogos eletrônicos.
Diferenças entre brincadeira, jogo e esporte.
Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.
Efeitos positivos e negativos dos jogos.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
História do jogo e da indústria de jogos; Classificação de jogos; Aplicações dos jogos em diferentes contextos.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Experiência do(a) jogador(a): interatividade, jogabilidade e imersividade; storyboard; gêneros; enredo e roteiro; personagens e cenário; a jornada do herói.
Elementos de jogos analógicos; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos analógicos; Game Test.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.