- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Habilidades
[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF01HI05] Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais...
[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...
[ EF15AR24] Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, c...
[ EF02CI04] Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, f...
[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...
[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...
[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...
[ EF02GE09] Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagen...
[ EF12LP08] Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do prof...
[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF03HI09] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...
[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...
[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...
[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...
[ EF05HI04] Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversid...
[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....
[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...
[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...
[ EF06LP08] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades cons...
[ EF06LP12] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pr...
[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...
[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...
[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...
[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...
[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...
[ EF09HI25] Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
Competências
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.
Desenvolver aplicações web dinâmicas executadas em um servidor web e utilizadas por um navegador web.
Projetar uma aplicação que consiste em uma página executada por um navegador e capaz de consumir dados oriundos de um servidor web.
Resolver problemas relacionados a sistemas para internet.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.
Empatia ao se comunicar na internet.
Responsabilidade social no uso da internet.
Competências Ensino Médio
Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto
Analisar criticamente a informação disponível na internet
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Criar páginas estáticas para a internet.
Criar conteúdo dinâmico para a internet.
Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.
Hipertexto: conceito e usos
Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).
História da internet e da World Wide Web.
Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.
Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.
Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.
Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto
Analisar criticamente a informação disponível na internet
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Praticar a captação de áudio e vídeo.
Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.
Aplicar técnicas de planejamento e produção audiovisual.
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Criar páginas estáticas para a internet.
Criar conteúdo dinâmico para a internet.
Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.
Hipertexto: conceito e usos
Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Planejamento e Produção de áudio e vídeo
Captação de áudio e vídeo.
Edição de áudio e vídeo.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).
História da internet e da World Wide Web.
Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.
Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.
Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.
Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto
Analisar criticamente a informação disponível na internet
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Criar páginas estáticas para a internet.
Criar conteúdo dinâmico para a internet.
Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.
Hipertexto: conceito e usos
Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).
História da internet e da World Wide Web.
Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.
Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.
Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.
Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto
Analisar criticamente a informação disponível na internet
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Compreender o funcionamento dos protocolos TCP/IP.
Criar páginas estáticas para a internet.
Criar conteúdo dinâmico para a internet.
Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.
Hipertexto: conceito e usos
Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).
História da internet e da World Wide Web.
Pilha de protocolos TCP/IP; endereçamento IP; protocolos HTTP, FTP e SMTP; Sistema de Nomes de Domínio (DNS); estrutura de um URL.
Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.
Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.
Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.