15 habilidades encontradas e 3 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 2 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para informação.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico explorar hardware recursos digitais software tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
autoria dado digital expressar programa software texto vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF03LP26] Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a fo...

Palavras-chave:
formatos número texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
celular componentes computador dado dispositivo pesquisa tabela tablet tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...

Palavras-chave:
computador internet rede tráfego
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
cálculo dado dispositivo problema texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...

Palavras-chave:
algoritmo bit byte cálculo número natural problema
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
banda larga internet rede texto tráfego vídeo
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...

Palavras-chave:
arquivo byte computador digital informação kilobyte megabyte problema terabyte transformações
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF06MA23] Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na con...

Palavras-chave:
algoritmo eletrônico sistema de informação
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF06HI01] Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de pe...

Palavras-chave:
sistema de informação sustentabilidade
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
arquitetura computador dispositivo vídeo
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:
Palavras-chave:
dado internet vídeo
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF07MA37] Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulg...

Palavras-chave:
chave primária código dado mídia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

Palavras-chave:
eletrônico inteface jogo navegação site tecnologia transformações usuário

Competências

HMCCP02
Hardware e manutenção de computadores
108 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Realizar instalação de aplicativos diversos em sistemas operacionais.

Desenvolver e aplicar políticas de privacidade e segurança da informação aderentes à legislação vigente.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Respeito e responsabilidade com a informação em meio digital.

Respeito e responsabilidade no compartilhamento de informação em meio digital.

Ética, responsabilidade e respeito no compartilhamento de opinião e informação em meios de comunicação.

RSCCP04
Redes e Segurança de computadores
72 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Desenvolver e aplicar políticas de privacidade e segurança da informação aderentes à legislação vigente.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Respeito e responsabilidade com a informação em meio digital.

Respeito e responsabilidade no compartilhamento de informação em meio digital.

Ética, responsabilidade e respeito no compartilhamento de opinião e informação em meios de comunicação.

Competências Ensino Médio

HMCCP02
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Habilidades:

Analisar criticamente a informação disponível na internet

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.

Reconhecer a qualidade, confiabilidade, os vieses e as intencionalidades no discurso de fontes de informação em diferentes mídias.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Distinguir informações verdadeiras e falsas (fake news)

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Conhecimentos:

Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.

Análise crítica de mídia: Checagem de informações; Diferenciação entre informação e opinião; Intencionalidade das fontes de informação; Interpretação do discurso.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

RSCCP04
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Habilidades:

Analisar criticamente a informação disponível na internet

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.

Reconhecer a qualidade, confiabilidade, os vieses e as intencionalidades no discurso de fontes de informação em diferentes mídias.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Distinguir informações verdadeiras e falsas (fake news)

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Conhecimentos:

Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.

Análise crítica de mídia: Checagem de informações; Diferenciação entre informação e opinião; Intencionalidade das fontes de informação; Interpretação do discurso.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

CDEMLM01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Analisar criticamente a informação disponível na internet

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.

Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.

Reconhecer a qualidade, confiabilidade, os vieses e as intencionalidades no discurso de fontes de informação em diferentes mídias.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Distinguir informações verdadeiras e falsas (fake news)

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Conhecimentos:

Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.

Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.

Análise crítica de mídia: Checagem de informações; Diferenciação entre informação e opinião; Intencionalidade das fontes de informação; Interpretação do discurso.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).