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Habilidades
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF03LP26] Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a fo...
[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...
[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...
[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...
[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...
[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...
[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...
[ EF06MA23] Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na con...
[ EF06HI01] Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de pe...
[ EF07MA37] Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulg...
[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...
[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...
Competências
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Instalar sistemas operacionais em computadores.
Realizar instalação de aplicativos diversos em sistemas operacionais.
Desenvolver e aplicar políticas de privacidade e segurança da informação aderentes à legislação vigente.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Cuidado e sigilo com dados de terceiros.
Respeito e responsabilidade com a informação em meio digital.
Respeito e responsabilidade no compartilhamento de informação em meio digital.
Ética, responsabilidade e respeito no compartilhamento de opinião e informação em meios de comunicação.
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.
Desenvolver e aplicar políticas de privacidade e segurança da informação aderentes à legislação vigente.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Respeito e responsabilidade com a informação em meio digital.
Respeito e responsabilidade no compartilhamento de informação em meio digital.
Ética, responsabilidade e respeito no compartilhamento de opinião e informação em meios de comunicação.
Competências Ensino Médio
Analisar criticamente a informação disponível na internet
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados
Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.
Reconhecer a qualidade, confiabilidade, os vieses e as intencionalidades no discurso de fontes de informação em diferentes mídias.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Distinguir informações verdadeiras e falsas (fake news)
Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.
Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.
Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.
Análise crítica de mídia: Checagem de informações; Diferenciação entre informação e opinião; Intencionalidade das fontes de informação; Interpretação do discurso.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.
Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).
Analisar criticamente a informação disponível na internet
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados
Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.
Reconhecer a qualidade, confiabilidade, os vieses e as intencionalidades no discurso de fontes de informação em diferentes mídias.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Distinguir informações verdadeiras e falsas (fake news)
Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.
Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.
Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.
Análise crítica de mídia: Checagem de informações; Diferenciação entre informação e opinião; Intencionalidade das fontes de informação; Interpretação do discurso.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.
Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).
Analisar criticamente a informação disponível na internet
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados
Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.
Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.
Reconhecer a qualidade, confiabilidade, os vieses e as intencionalidades no discurso de fontes de informação em diferentes mídias.
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Distinguir informações verdadeiras e falsas (fake news)
Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.
Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.
Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.
Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.
Análise crítica de mídia: Checagem de informações; Diferenciação entre informação e opinião; Intencionalidade das fontes de informação; Interpretação do discurso.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.
Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).