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Habilidades
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[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...
[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...
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Competências Ensino Médio
Compreender o processo histórico evolutivo dos games aos e-Sports.
Compreender as semelhanças e diferenças entre os esportes eletrônicos profissionais e os esportes tradicionais.
Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.
Conhecer as possibilidades profissionais no segmento dos esportes eletrônicos profissionais.
Compreender os efeitos positivos e negativos dos jogos eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos.
História dos jogos eletrônicos.
Diferenças entre brincadeira, jogo e esporte.
Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.
Profissões e carreiras nos esportes eletrônicos.
Efeitos positivos e negativos dos jogos.
Compreender o processo histórico evolutivo dos games aos e-Sports.
Compreender as semelhanças e diferenças entre os esportes eletrônicos profissionais e os esportes tradicionais.
Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.
Conhecer as possibilidades profissionais no segmento dos esportes eletrônicos profissionais.
Compreender os efeitos positivos e negativos dos jogos eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos.
Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.
História dos jogos eletrônicos.
Diferenças entre brincadeira, jogo e esporte.
Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.
Profissões e carreiras nos esportes eletrônicos.
Efeitos positivos e negativos dos jogos.
Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.
Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.
Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.