- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Habilidades
[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...
[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...
[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...
[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...
[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...
[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...
[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF04MA20] Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacida...
[ EF04MA08] Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...
[ EF07MA06] Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma ...
Competências
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Desenvolver aplicações nativas para dispositivos móveis utilizando uma plataforma de desenvolvimento.
Resolver problemas relacionados a sistemas para dispositivos móveis.
Estruturar sistemas para dispositivos móveis.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.
Competências Ensino Médio
Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.
Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.
Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Prototipação de aplicativos.
Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.
Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.
Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.
Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.
Programação de controladores; Sensores; Motores.