19 habilidades encontradas e 3 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para dispositivo.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico habilidades manuais interface vídeo
Educação Infantil
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico rede tablet
Educação Infantil
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
computador dispositivo tablets
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
computador dispositivo hardware periférico
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
algoritmo celular digital dispositivo eletrônico jogos sensores tecnologia áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
explorar mídia programa software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:
Palavras-chave:
arquivo vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
celular componentes computador dado dispositivo pesquisa tabela tablet tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
celular dispositivo memória vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
cálculo dado dispositivo problema texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador diagrama dispositivo eletrônico explorar interação interface software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF04MA20] Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacida...

Palavras-chave:
arquivo bytes computador
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
RAM bytes digital dispositivo memória
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF04MA08] Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas...

Palavras-chave:
agrupamento dispositivo funcionalidade número
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador dispositivo eletrônico hardware jogo pesquisa recursos digitais sistemas operacionais software tablet tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
dado dispositivo leitura mídia sustentabilidade tecnologia
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:
Palavras-chave:
dado dispositivo periférico
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
arquitetura computador dispositivo vídeo
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF07MA06] Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma ...

Palavras-chave:
algoritmo interface modularização problema software

Competências

ASICP04
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
108 horas
Habilidades:

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Desenvolver aplicações nativas para dispositivos móveis utilizando uma plataforma de desenvolvimento.

Resolver problemas relacionados a sistemas para dispositivos móveis.

Estruturar sistemas para dispositivos móveis.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Competências Ensino Médio

ASICP04
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Habilidades:

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

PCEMDA01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Prototipação de aplicativos.

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

Programação de controladores; Sensores; Motores.

PCEMIC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.

Conhecimentos:

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.

Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

Programação de controladores; Sensores; Motores.