1 habilidade encontrada e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para direitos autorais.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
digital direitos autorais software tecnologia texto transformações web

Competências

ASICP06
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
72 horas
Habilidades:

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.

Criar e manter páginas web utilizando linguagem de marcação de texto e folhas de estilo de acordo com os padrões e tecnologias do mercado.

Desenvolver e manter conteúdo para web que utilize elementos visuais seguindo os melhores padrões estéticos, de usabilidade e com especial atenção às questões de acessibilidade.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Respeito aos direitos autorais e a propriedade intelectual em meios digitais.

Respeito aos direitos autorais e à propriedade intelectual em meios digitais.

Competências Ensino Médio

PCEMDA01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Conhecimentos:

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Prototipação de aplicativos.

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.