- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Habilidades
[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...
[ EF02LP13] Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, ...
[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...
[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...
[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF03HI09] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF05HI04] Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversid...
[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...
[ EF05GE09] Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizand...
[ EF06MA23] Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na con...
[ EF06LP08] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades cons...
[ EF06LP12] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pr...
[ EF06GE13] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas ...
[ EF07ER05] Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa ent...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...
[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...
[ EF07HI01] Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e e...
[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...
[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...
[ EF07MA14] Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo qu...
[ EF08LP14] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articulado...
[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...
[ EF08ER07] Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes de...
[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...
[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...
[ EF09LI08] Explorar ambientes virtuais de informação e socialização analisando a ...
[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...
[ EF09HI25] Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
Competências Ensino Médio
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos
Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.
Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital
Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.
Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Compreender fundamentos da ciência e do método científico
Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito
Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados
Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas
Organizar um argumento com embasamento científico
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos
Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.
Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Fundamentos da Ciência e Pseudociência / Pensamento Científico
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Fundamentos da Ciência e Pseudociência / Pensamento Científico
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital
Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.
Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Distinguir informações verdadeiras e falsas (fake news)
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos
Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.
Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital
Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.
Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos
Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.
Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.
Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.
Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.
Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital
Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.
Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).
Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.
Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.
Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.
Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos
Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.
Captar imagens digitais considerando objetivos pessoais ou profissionais.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.
Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital
Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.
Câmera fotográfica: tipos e características Captação de imagens digitais: profundidade, luz e composição
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.
Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos
Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.
Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital
Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.
Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade
Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.
Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos
Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.
Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).
Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).
Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital
Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.
Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.