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Habilidades
[ EF05GE05] Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvim...
[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF08GE13] Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na c...
[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...
Competências
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.
Desenvolver aplicações nativas para dispositivos móveis utilizando uma plataforma de desenvolvimento.
Utilizar as melhores técnicas e métodos no planejamento, análise, projeto, implementação, testes e evolução de sistemas computacionais.
Utilizar as melhores práticas para entender e documentar as necessidades de todas as partes interessadas no desenvolvimento de sistema.
Desenvolver testes de sistemas computacionais.
Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo com a situação e com as necessidades
Utilizar as melhores práticas para entender e documentar as necessidades de todas as partes interessadas no desenvolvimento
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.
Proatividade no desenvolvimento de projetos.
Responsabilidade e sigilo no desenvolvimento de projetos.
Competências Ensino Médio
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Autoria e edição de imagens
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Soluções tecnológicas em problemas sociais
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.