6 habilidades encontradas e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para cotidiano.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
código
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:
Palavras-chave:
família tecnologia
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...

Palavras-chave:
famílias tecnologia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...

[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...

Palavras-chave:
algoritmo automatização cálculo dado mudanças problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF08GE13] Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na c...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
cotidiano desenvolvimento tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF09HI25] Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
digital direito digital responsabilidade transformações universo digital

Competências Ensino Médio

CDEMAD01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Analisar criticamente a informação disponível na internet

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Praticar a captação de áudio e vídeo.

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Aplicar técnicas de planejamento e produção audiovisual.

Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Utilizar tecnologias emergentes, considerando suas características, potencialidades e limitações, refletindo sobre seus impactos no cotidiano.

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Planejamento e Produção de áudio e vídeo

Captação de áudio e vídeo.

Edição de áudio e vídeo.

Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano

Interação humano-computador

Tecnologias emergentes

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.