- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Habilidades
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF05HI04] Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversid...
[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...
[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...
Competências
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.
Criar e manter páginas web utilizando linguagem de marcação de texto e folhas de estilo de acordo com os padrões e tecnologias do mercado.
Desenvolver e manter conteúdo para web que utilize elementos visuais seguindo os melhores padrões estéticos, de usabilidade e com especial atenção às questões de acessibilidade.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.
Competências Ensino Médio
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Criar páginas estáticas para a internet.
Criar conteúdo dinâmico para a internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.
Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.
Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto
Analisar criticamente a informação disponível na internet
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Praticar a captação de áudio e vídeo.
Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.
Aplicar técnicas de planejamento e produção audiovisual.
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital
Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.
Criar páginas estáticas para a internet.
Criar conteúdo dinâmico para a internet.
Hipertexto: conceito e usos
Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Planejamento e Produção de áudio e vídeo
Captação de áudio e vídeo.
Edição de áudio e vídeo.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet
Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.
Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.
Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.