5 habilidades encontradas e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para comunicação.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...

Palavras-chave:
computador internet rede tráfego
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaborativa colaboração conhecimentos digital linguagens midiáticas software texto
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF06LP08] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades cons...

[ EF06LP12] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pr...

Palavras-chave:
coesão conduta digital linguagem recursos semânticos texto ética
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:
Palavras-chave:
dado internet vídeo
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...

Palavras-chave:
algoritmo criptografia dado desenvolvimento rede segurança tecnologia textos transformações tráfego

Competências Ensino Médio

CDEMLM01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.

Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.

Reconhecer a qualidade, confiabilidade, os vieses e as intencionalidades no discurso de fontes de informação em diferentes mídias.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

Interação humano-computador

A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.

Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.

Análise crítica de mídia: Checagem de informações; Diferenciação entre informação e opinião; Intencionalidade das fontes de informação; Interpretação do discurso.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.