- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Habilidades
[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...
[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...
[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...
[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...
[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...
[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...
[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...
[ EF08MA03] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a apl...
[ EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e const...
Competências
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.
Identificar características de peças de computadores.
Instalar sistemas operacionais em computadores.
Reconhecer as características das redes de computadores.
Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.
Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Cuidado e sigilo com dados de terceiros.
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.
Identificar características de peças de computadores.
Instalar sistemas operacionais em computadores.
Realizar instalação de aplicativos diversos em sistemas operacionais.
Reconhecer as características das redes de computadores.
Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.
Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Cuidado e sigilo com dados de terceiros.
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.
Identificar características de peças de computadores.
Instalar sistemas operacionais em computadores.
Identificar componentes de redes.
Reconhecer as características das redes de computadores.
Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.
Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.
Identificar características de peças de computadores.
Instalar sistemas operacionais em computadores.
Reconhecer as características das redes de computadores.
Realizar configuração de redes cabeadas ou sem fio.
Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.
Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.
Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Competências Ensino Médio
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.
Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.
Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.
Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.
Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.
Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.
Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.
Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.
Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.
Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.
Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.