3 habilidades encontradas e 2 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para aplicativo.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...

Palavras-chave:
aplicativo celular digital internet software texto
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF07MA06] Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma ...

Palavras-chave:
algoritmo interface modularização problema software
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
aplicativo problema solução digital texto

Competências

HMCCP02
Hardware e manutenção de computadores
108 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Realizar instalação de aplicativos diversos em sistemas operacionais.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Competências Ensino Médio

HMCCP02
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Habilidades:

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Conhecimentos:

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Prototipação de aplicativos.

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

PCEMDA01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Conhecimentos:

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Prototipação de aplicativos.

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.