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Habilidades
[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...
[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...
[ EI03ET04] Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas lingua...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF15AR10] Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos,...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF02MA07] Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF03MA12] Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando...
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF03MA16] Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malh...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF04MA05] Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de...
[ EF35EF08] Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de ...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF05GE05] Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvim...
[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...
[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF05MA01] Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de m...
[ EF05MA02] Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compree...
[ EF05MA22] Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, ...
[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...
[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...
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[ EF69AR02] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os n...
[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...
[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...
[ EF07LP14] Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de...
[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...
[ EF07MA05] Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos...
[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...
[ EF07MA13] Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, pa...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...
[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...
[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...
[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...
[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...
[ EF08MA03] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a apl...
[ EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e const...
[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...
[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...
[ EF09HI25] Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF09GE11] Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo ...
[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...
[ EF69AR35] Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais par...
[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...
[ EF09MA05] Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia d...
[ EF09MA03] Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes ...
Competências
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Resolver problemas de funcionamento em hardware e software.
Identificar problemas em hardware e software.
Realizar monitoramento de servidores e serviços de redes.
Aplicar lógica de programação para desenvolver algoritmos.
Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.
Modelar um sistema ou uma regra de negócios utilizando as melhores práticas da Programação Orientada a Objetos.
Identificar ferramentas para ingestão de dados
Utilizar ferramentas de análise de dados
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Cuidado e sigilo com dados de terceiros.
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Realizar monitoramento de servidores e serviços de redes.
Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.
Aplicar lógica de programação para desenvolver algoritmos.
Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.
Modelar um sistema ou uma regra de negócios utilizando as melhores práticas da Programação Orientada a Objetos.
Identificar ferramentas para ingestão de dados
Utilizar ferramentas de análise de dados
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.
Competências Ensino Médio
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Empreendedorismo: teoria e prática
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
História da internet e da World Wide Web.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Empreendedorismo: teoria e prática
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
História da internet e da World Wide Web.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto
Analisar criticamente a informação disponível na internet
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Praticar a captação de áudio e vídeo.
Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.
Aplicar técnicas de planejamento e produção audiovisual.
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Hipertexto: conceito e usos
Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Planejamento e Produção de áudio e vídeo
Captação de áudio e vídeo.
Edição de áudio e vídeo.
Empreendedorismo: teoria e prática
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
História da internet e da World Wide Web.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Empreendedorismo: teoria e prática
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
História da internet e da World Wide Web.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.
Captar imagens digitais considerando objetivos pessoais ou profissionais.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Empreendedorismo: teoria e prática
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.
Câmera fotográfica: tipos e características Captação de imagens digitais: profundidade, luz e composição
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
História da internet e da World Wide Web.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Projetar sólidos para impressão 3D.
Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Empreendedorismo: teoria e prática
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Sólidos para impressão 3D.
Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
História da internet e da World Wide Web.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Empreendedorismo: teoria e prática
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
História da internet e da World Wide Web.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Empreendedorismo: teoria e prática
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
História da internet e da World Wide Web.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Empreendedorismo: teoria e prática
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
História da internet e da World Wide Web.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Empreendedorismo: teoria e prática
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
História da internet e da World Wide Web.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.
Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos
Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas
Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações
Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos
Compreender os fundamentos do empreendedorismo, considerando as características dos modelos de negócio e das ferramentas disponíveis
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.
Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)
Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.
Compreender a história da internet de da World Wide Web e os processos evolutivos que culminaram em seu estado atual.
Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.
Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.
Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.
Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.
Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Utilizar dispositivos de controle programáveis para automatizar mecanismos utilizando sensores, motores, luzes e sons.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.
Empreendedorismo: teoria e prática
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Princípios de modelagem tridimensional.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.
Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.
História da internet e da World Wide Web.
Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.
Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.
Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.
Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.
Microcontroladores: funcionamento básico e programação.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Programação de controladores; Sensores; Motores.